Pilotando contra o medo
- Luiz Afonso
- 12 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

Vejo muitos acidentes com motociclistas mas não sinto o peso do medo de me machucar, pois sou muito observador no transito e tenho muito respeito pelas máquinas...Quando entrei para o mundo da aviação muitos diziam que a aviação era uma atividade extremamente perigosa...Isso é verdade...se o piloto não respeitar seus próprios limites e os limites da máquina!
Voei durante 30 anos sem sequer ter um incidente ou pequeno acidente com aviões. Aviões grandes e pequenos...eu os comparava como andar de bicicleta: quando a pessoa aprende anda em qualquer uma. O segredo está no estudo e preparação teórica e prática.
Voltando ao mundo das duas rodas, desta vez mais consciente que nunca, estudei muito pela internet e aprendi muitas técnicas em vídeos no youtube, coisa que há anos atrás não existia. Aprendi como funciona o contra-esterço e pratiquei em minha moto com muita cautela até dominar melhor a técnica. Acredito que o piloto ao não utilizar a técnica do contra-esterço em uma motocicleta ainda não sabe pilotar, pois a máquina fica muito mais serena, Sei que tenho muito a aprender, mas acho que o primeiro passo, além de acrescentar a categoria na carteira de motorista,é pilotar com toda prudência e educação possível e procurar um curso de direção defensiva e outros tipos que há por aí.
Quanto a quantidade de "motoqueiros" mortos em acidentes de trânsito acredito que a imprudência, imperícia e total falta de educação são as maiores causas desses acidentes. Não tenho medo de morrer e acho que uma pessoa pode se acidentar e morrer até tomando banho em casa...
Comprei uma Scooter 200cc há pouco tempo e estou me programando para fazer alguns cursos de pilotagem e acho que esses cursos irão aperfeiçoar muito minha pilotagem. Pretendo comprar uma moto maior, mas tenho consciência que preciso de mais experiência com cursos e com a prática.Tenho procurado cursos de qualidade, mas a maioria acontece em São Paulo. Gostei muito do método do Amaral e espero que ele promova um curso no RJ.
Comments