Primeiros passos
- Luiz Afonso
- 12 de nov. de 2015
- 2 min de leitura

Como principiante em motociclismo ao optar pela compra de uma motocicleta, escolhi uma scooter visando facilitar meu aprendizado. Penso também que minha esposa que também é iniciante na arte de 2 rodas irá usar a moto também e pilotar uma scooter é muito mais fácil.
A minha ideia seria comprar essa moto e pegar mais experiência no transito aliado a cursos de pilotagem.
Primeiro obstáculo: eu não possuia carteira para motos o que me levou a fazer uma matrícula em autoescola.
Fiz as aulas na autoescola e logo percebi que ali só se aprende a passar na prova prática do DETRAN e nada mais.
Como já tenho a moto passei a praticar a direção dentro do meu condomínio e com isso estava me habituando a máquina sem pressa.
Demorei praticamente três meses entre aulas e espera para finalmente fazer o exame. É um pouco frustrante e abusivo, pois você faz as aulas e somente depois de terminar as 15 aulas é que a autoescola pode marcar o exame no DETRAN e essa marcação demora quase 1 mês para acontecer. Então fiquei na seguinte situação: Principiante parado 1 mês a espera do exame do DETRAN...Não iria dar muito certo, por isso marquei uma aula de revisão na véspera do exame e paguei mais um valor a autoescola para fazer um simulado no dia do exame já no local da prova.
Não passei no primeiro exame pois estava com a cabeça ocupada com os diferentes detalhes do exame e ao invés de fazer um 8 na pista fiz um 9...rsss.
Marquei um segundo exame que demorou a acontecer em torno de 30 dias depois.
Agora estou a espera da nova carteira com a adição de categoria, onde o examinador me disse que o prazo seria de 5 dias úteis e já estou no sexto dia sem a dita carteira de moto.
Com a carteira em mãos pretendo fazer pequenas viagens de treinamento com 150 km de distancia cada trecho, primeiramente sozinho, visando a melhoria da experiência e me preparando para programação de viagens mais longas, onde nessas pequenas viagens conhecerei melhor a máquina em questões de consumo, comportamento na estrada, e teste de roupas e equipamentos de segurança que já comprei.
Com essa experiência adquirida irei começar a programar uma viagem um pouco mais distante (uns 300 ou 400 km) a realizar com garupa, visando mais uma etapa do meu aprendizado que é a experiência e vivência com a máquina e seu comportamento na estrada com um peso a mais e a racionalização de roupas e controle de combustível onde me fornecerá subsídios para que eu possa programar com mais perfeição as viagens de moto.
Comecei a procurar cursos de pilotagem no RJ, porém tenho encontrado em São Paulo e no RG Sul.
Vejo que terei que programar cursos nesses lugares coicidindo com minhas viagens de treinamento em fins de semana.
Comments