top of page

Sobre o barulho na correia de transmissão e durabilidade da correia do CVT da T-Max

  • Luiz Afonso
  • 19 de out. de 2017
  • 3 min de leitura

Atualizado: 28 de mar. de 2021


Na última viagem que fiz de T-Max (Brasília) comentei sobre um barulho que eu achava que seria originado pela correia do CVT que já estava com 40 mil Km rodados, onde a Yamaha sugere em seu manual que essa correia seja trocada com 20 mil. Fui a concessionária da Yamaha na Barra da Tijuca e expliquei ao chefe da oficina o ruído e ele orientou-me a trocar a correia do CVT. Pois bem, encomendei a tal correia que custou em torno de R$ 1200,00 a mandei trocar os roletes onde alguns estavam ovais. Dois dias depois fui buscar a T-Max e o barulho de "grilo" ainda persistia. Observei as peças trocadas (correia do CVT e os 8 roletes) e aparentemente a correia velha estava com aspecto de nova, mas os roletes realmente estavam desgastados e irregulares. Os roletes custam em torno de 18 reais cada. O rapaz orientou-me a andar com a scooter umas duas semanas para ver se a correia parava com o barulho e eu andei um mês com ela sem sucesso. O barulho persistia. Deixei novamente a scooter na concessionária para pesquisa do barulho. A Oficina fez uma limpeza geral no CVT e quando fui buscar o barulho havia desaparecido. Fiz no dia seguinte uma pequena viagem de 150 km e no meio do caminho o barulho voltou...##%#@$$#$.

Fiz uma solução caseira e funcionou. Comprei uma latinha de WD e dei umas borrifadas na correia da transmissão (aquela correia que liga a roda traseira no CVT) e o barulho sumiu. O barulho não era no CVT e sim na correia de transmissão. Com 2000 km ou menos o barulho retorna. Minha conclusão é que a correia da transmissão ressecou um pouco com o uso e o WD corrigiu o problema. Dizem que essa correia de aramida dura uns 160 mil km, mas necessita sim de limpeza e singela lubrificação para durar isso tudo. Recentemente peguei uma dica de um mecânico de Harley no youtube informando que o melhor a fazer é passar vaselina sólida e limpar a correia de vez em quando. Tenho utilizado a vaselina e o barulho do GRILO na correia sumiu totalmente. Lave a correia com água e passe a vaselina (parece um gel) com um pincel grosso e utilize um pano para remover o excesso. A correia vai rodar muitos km sem fazer barulho. O barulho da minha nunca mais apareceu depois q utilizei a vaselina.

Quanto a correia do CVT a própria concessionária da Yamaha não troca com 20mil conforme está no manual. Essa correia e muito robusta e resistente. Troquei a minha com 40mil e estava nova ainda. Guardei a original e levo em viagens mais longas por precaução. A minha T-Max já está com mais de 90mil km e a correia do CVT ainda não foi trocada. Fiz uma revisão geral com 65 mil km e a correia ainda estava em ótimas condições. Troquei apenas os roletes. Só mais uma observação sobre as correias: Cada pessoa utiliza seu veículo de uma forma. Se você gosta de ultrapassar os limites normais do veículo as correias e demais peças sofrerão desgastes além do normal. Aqueles usuários que gostam de exibir sua moto acelerando ao máximo e segurando os freios dianteiros para a roda traseira patinar com aquela linda fumaça com certeza terão componentes estressados que poderão ocasionar até acidentes devido ao desgaste de pneus, correias, transmissão, motor, etc afetados pelo mau uso do equipamento. A minha eu tenho desde 0km e nunca me deixou na mão, apesar da km alta.


 
 
 

Commentaires


© 2015 por DIÁRIO DE UM NOVO MOTOCICLISTA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page