ATACAMA 2018 DE T-MAX 530
- Luiz Afonso
- 18 de jun. de 2018
- 12 min de leitura
Atualizado: 30 de out. de 2020













PREPARAÇÃO DA VIAGEM
Há uns dois anos venho rabiscando algo sobre uma viagem internacional com a T-Max. Conheci um amigo no youtube chamado Paulão, onde ele simplifica muito e ensina a fazer um bom planejamento para ir ao Atacama. Desde que comecei a conversar com ele me animei mais em fazer essa viagem e intensifiquei os preparativos do meu planejamento, que a princípio parecia ser mais simples, mas no decorrer dos preparativos tive que me aprofundar em algumas questões para ter mais segurança na viagem, visto que pretendo ir solo. Muitas pessoas fazem esta viagem sozinhos, inclusive mulheres motociclistas. Não desprezo amigos, mas uma viagem pode ficar tensa e infeliz se você viaja com amigos e eles começam a te estressar com atitudes que te desagradam. Gosto de parar para tirar fotos, fazer algum vídeo do local, parar simplesmente para relaxar na beira da estrada observando a natureza dos locais. Esse tipo de curtição as vezes não combina com passeios em grupo, principalmente em viagens longas.
Para ir solo, a preparação quanto a segurança tem que ser bem pensada porque não contamos com apoio próximo. Também não acho que a pessoa que vai viajar em grupo negligencie determinadas coisas porque está contando que o grupo vai auxiliar nos apuros. Os preparativos que venho pensando se atualizam a cada dia, visto que fiz uma relação de coisas a levar e procedimentos a executar e os atualizo sempre. Pois bem, abaixo coloquei a relação de materiais que pensei em levar para minha própria segurança tendo em vista as particularidades de uma scooter:
Acessórios e peças para a Scooter: Aquecimento das manetes, GPS Tom Tom rider 400, painel para adaptar o Cel e GPS, Tanque reserva de combustível, bomba de combustível 12v (pretendo montar um tq de combustível reserva com transferência de gasolina por uma bb elétrica externa de 12v), bateria auxiliar para partida, rele de partida reserva, correia cvt e transmissão reserva, velas novas de iridium, pneus novos, pastilhas de freio (checar) e filtros de ar e do óleo, óleo lubrificante, aquecimento dos casacos (comprei aquecedores 5v para adaptar em qualquer roupa), segunda pele de frio e calor, chaves e segredos reservas, pequena bolsa para colocar dinheiro por baixo das roupas, fusíveis de 5 e 10 amperes, lâmpada reserva farol, contrato starone de rastreamento, som externo, drone e filmadora esportiva, protetor do escapamento, ph...ainda aparecerão mais coisas.
Para filmagens: Tenho testado posições da minha câmera na condução da moto e como transferir vídeos e fotos da memória da câmera e do celular para um hd externo sem necessidade de um notebook. A solução encontrada foi utilizar o adaptador USB para o celular e o mesmo tem condições de gerenciar a transferência de arquivos para um HD externo bastando apenas haver espaço no cartão de memória do celular. Coloquei o suporte da câmera na parte superior do capacete, mas o vídeo fica muito acima da scooter. Irei adaptar para o queixo do capacete, onde o vídeo fica melhor. Adaptei também como alternativa a câmera na ponta do guidão esquerdo, onde o video fica com um ângulo bem legal.
Material para levar: A minha relação de material é um pouco extensa, mas são coisas pequenas, na maioria. Já levei em outras viagens e coube perfeitamente no topcase de 50 litros que costumo levar. No espaço embaixo do banco uso geralmente para colocar uma mochila com roupas que usarei nas viagens. No Topcase coloco o restante da bagagem. Não tenho armazenamento nas laterais e também não gosto porque diminui a eficiência aerodinâmica fazendo a Scooter beber mais gasolina. Notei em uma viagem solo que preenchendo o espaço entre as minhas costas e o topcase a T-Max diminui o consumo em 3 ou 4 litros, ou seja, vai de 22 km/l para 26 a 27 km/l. Raciocinando neste contexto pretendo colocar uma mochila impermeável nesse espaço do carona onde poderei colocar coisas que comprar na viagem tendo dupla vantagem no consumo e capacidade de carga, sem desprezar a capacidade máxima da T-Max carregada que é 198kg. Logo abaixo coloquei uma relação de materiais que pretendo levar.
· Capas de chuva
· Luvas para chuva
· Botas de chuva
· Carregador de cel
· Reparador de pneu e bomba (kit)
· Ferramentas básicas (FAZER CANUDO COM PVC)
· Manual da moto (digital)
· Descanso de mão do acelerador (OS DOIS)
· Óculos amarelo e escuro
· Lanterna
· GPS TOM TOM rider
· Líquido para limpar viseiras
· Álcool para higienizar o capacete ou toucas descartáveis e protetor solar
· pano flanela e pano para limpeza da moto e pequenos reparos e pano para limpeza do forro do capacete
· joelheiras, mochila, Mochila verde limão(bem fina q não ocupa espaço e cabe na palma da mão) e outra e uma grande impermeável(70l) para banco do carona.
· Saco para roupas sujas
· meias e cuecas
· nécessaire com escovas, fio dental, spray analgésico, analgésicos, anti-inflamatórios, esparadrapo, spray de mertiolate, pasta de dentes, sabonetes
· Balaclava, cachecol tipo tubo e luvas de frio.
· Aquecedor de casaco(elétrico)
· Alguma roupa mais quente para colocar por baixo da jaqueta
· Chave e positron reserva da moto com baterias reservas
· contrato star one para localizar a moto
· Levar lacres grandes e pequenos
· Tela elástica do c4 e azul, fitas de carga, telas de carga, elásticos de amarração e sacos para lixo.
· Fita de carga
· PESAR TODA A BAGAGEM ANTES DE IR PARA A VIAGEM OBSERVAR OS 198KG.
· Levar calibrador.
· Levar planilhas do percurso para cada dia
· Levar bizuzario das atrações do atacama
· Levar capa do banco (sela de cavalo).
· Levar barraca e sacos de dormir se for o caso de camping
· Cartões de memória, câmera de filmagem, drone, hd para salvar videos, adaptadores do celular, fios e carregadores para cel e camera.
· Bateria extra e carregador de baterias para a moto
· Correias cvt e aramida (correia da transmissão) reservas
· pneus reservas?
· Óleo do motor, filtro, pequeno funil e chave para trocar.
· Fazer lubrificação da moto, trocar velas, pneus e correia aramida.
· Limpar filtros de ar da moto
· Adaptador universal de tomada argentina e chile
· Chip de celular internacional (ver favoritos do google/motos/viagem atacama).
· COMPRAR FUSIVEIS RESERVAS E LAMPADAS DO FAROL RESERVA
· Lanterna, canivete e isqueiro, super bonder e fita adesiva 3M e Papel higiênico.
· Pequeno arame, fita isolante...ainda pensando em mais algo…
A VIAGEM
Essa foi minha impressão de como montar a viagem, descreverei abaixo após retornar, pois viajei em outubro de 2018.
MANUTENÇÃO DA SCOOTER ANTES DA VIAGEM:
Acertei com um mecânico de confiança dois meses antes da viagem como seria a manutenção da minha T-Max, qual seria o preço e o que seria feito. O preço não vem ao caso revelar aqui, mas foi bem mais barato que uma concessionária. Eu não havia feito ainda a baixa de certame, embora já estivesse licenciada para 2018. Tive que fazer a vistoria e o Detran implicou com os pneus da scooter fazendo com que eu adiantasse a troca dos pneus dois meses antes da viagem. O problema é que rodo em torno de 2500 km por mês. Tive que trocar os pneus novamente na sexta feira antes da viagem (o início foi em uma segunda-feira), pois não queria ficar na dúvida se os pneus aguentariam a viagem até o final. Fiz isso porque essa scooter possui uma característica diferente de outras motos, ela consome pneu dianteiro mais q o traseiro. Por experiencia sei que o pneu dianteiro dura em média entre 16 mil e 18 mil km e eu já havia rodado 5mil com o pneu novo. Resolvi sair pra viagem com pneus novos e o resultado foi que nem mexi nos mesmos durante a viagem, nem para calibrar. Fui e voltei, rodando 8.000 km sem nenhum problema com pneus. Primeiro ponto positivo. Viaje de pneus novos e não se arrependerá. Segundo ponto, com relação a bateria. Pois bem minha bateria ainda era de fábrica (2014) e estava apresentando sinais de desgaste, principalmente em dias frios pela manhã a partida ocorria normalmente, porém o motor de partida estava mais preguiçoso. Comprei uma bateria nova da MOURA e instalei a mesma 1 mês antes da viagem, pois queria ter certeza que ela estava boa, pois scooter não pega no tranco. Bateria ruim e sinônimo de prego na estrada com certeza. Aliás todo o circuito de ignição deve estar revisado para uma viagem dessas solo. Para encurtar, troquei a bateria, as velas (iridium) e levei bateria auxiliar de partida e um relé de partida sobressalente e graças a Deus não precisei mexer em nada na viagem, pois não tive problema algum nessa parte.
CORREIAS DE TRANSMISSÃO DA T-MAX:
Outra preocupação era com a correia do CVT, roletes do CVT, correia da transmissão e lubrificação geral. Comprei com antecedência nos EUA a correia da transmissão, pois no Brasil o preço e um absurdo e a correia do CVT com roletes comprei no Mercadolivre a um preço justo. Fiz esse serviço no mecânico mencionado acima descrito, sendo esse serviço fazendo parte da revisão da viagem. O único problema apresentado na revisão foi um pequeno calo na caixa de direção, pois o peso da scooter é mais concentrado na frente, provocando esse desgaste prematuro. O mecânico fez uma leve manutenção nesse pequeno calo e o problema sumiu. Esse rolamento danificado custa 380 reais na Yamaha, mas não houve necessidade de troca por enquanto. A correia da transmissão dura em torno de 100mil km e a do CVT, pelo manual da Yamaha dura 20 mil Km, porém a primeira vez que troquei essa correia do CVT, ela estava com 45 mil Km e estava com aparência de nova. Os roletes realmente precisavam de troca, pois estavam meio ovais. Essa troca para a viagem ocorreu com 20 mil Km, só por precaução, pois dura muito mais que isso.
MATERIAL PARA LEVAR NA VIAGEM - O QUE FOI UTILIZADO REALMENTE
Capas de chuva
· Luvas para chuva
· Botas de chuva
· Carregador de cel
· Reparador de pneu e bomba (kit)
· Ferramentas básicas (LEVEI MINHA CX DE FERRAMENTAS)
· Manual da moto (digital)
· Descanso de mão do acelerador (OS DOIS)
· Óculos amarelo e escuro - NÃO LEVEI
· Lanterna
· GPS TOM TOM Rider (O GPS se perdeu duas vezes apenas...Em direção a Rio Hondo e na ruta 16 no retorno. Utilizei um aplicativo gps do telefone com mapa off-line.
· Líquido para limpar viseiras IMPRESCINDIVEL...LEVEI UM VEJA SPRAY E UTILIZEI EM TODA A VIAGEM. A VISEIRA SUJA BASTANTE.
· Álcool para higienizar o capacete ou toucas descartáveis e protetor solar - NÃO LEVEI
· pano flanela e pano para limpeza da moto e pequenos reparos e pano para limpeza do forro do capacete
· joelheiras, mochila, Mochila verde limão(bem fina q não ocupa espaço e cabe na palma da mão) e outra e uma grande impermeável(70l) para banco do carona.
· Saco para roupas sujas
· meias e cuecas
· nécessaire com escovas, fio dental, spray analgésico, analgésicos, anti-inflamatórios, esparadrapo, spray de mertiolate, pasta de dentes, sabonetes
· Balaclava, cachecol tipo tubo e luvas de frio.
· Aquecedor de casaco(elétrico) - LEVEI E NÃO UTILIZEI
· Alguma roupa mais quente para colocar por baixo da jaqueta - COMPREI SEGUNDA PELE PARA AS PERNAS E BUSTO E VALERAM MUITO A PENA. LEVEI UM CASACO QUE SUPORTA -15 GRAUS DA DECATHLON E FOI O Q ME SALVOU DO FRIO.
· Chave e positron reserva da moto com baterias reservas
· contrato star one para localizar a moto - DEU PROBLEMA. NÃO COLOCARAM CHIP INTERNACIONAL E PAROU DE FUNCIONAR APÓS A FRONTEIRA APESAR DE EU TER AVISADO AO INSTALADOR.
· Levar lacres grandes e pequenos LEVEI E NÃO UTILIZEI
· Fitas de carga, elásticos de amarração e sacos para lixo. MUITO UTILIZADOS
· PESAR TODA A BAGAGEM ANTES DE IR PARA A VIAGEM OBSERVAR OS 198KG. DEU MUITO MENOS QUE ISSO
· Levar calibrador. NÃO UTILIZEI
· Levar planilhas do percurso para cada dia NÃO UTILIZEI
· Levar bizuzario das atrações do atacama NÃO UTILIZEI, POIS CONTRATEI COMPANIA DE TURISMO
· Levar barraca e sacos de dormir se for o caso de camping. UTILIZEI O SACO DE DORMIR SOMENTE
· Cartões de memória, câmera de filmagem, drone, hd para salvar videos, adaptadores do celular, fios e carregadores para cel e camera.
· Bateria extra e carregador de baterias para a moto
· Correias cvt e aramida (correia da transmissão) reservas
· pneus reservas? NÃO LEVEI
· Óleo do motor, filtro, pequeno funil e chave para trocar. COLOQUEI OLEO PARA 10MIL KM
· Fazer lubrificação da moto, trocar velas, pneus e correia aramida.
· Limpar filtros de ar da moto
· Adaptador universal de tomada argentina e chile
· Chip de celular internacional (ver favoritos do google/motos/viagem atacama). NÃO LEVEI...FEZ FALTA
· COMPRAR FUSIVEIS RESERVAS E LAMPADAS DO FAROL RESERVA
· Lanterna, canivete e isqueiro, super bonder e fita adesiva 3M e Papel higiênico.
· Pequeno arame, fita isolante.
ALGUMAS COISAS DESSA RELA FORAM LEVADAS POR PRECAUÇÃO, MAS NÃO UTILIZEI QUASE NADA.
MATERIAL UTILIZADO COM INTENSIDADE
Roupas de frio e segundas peles
sacos de lixo
mochila impermeável no banco do carona
mochila para ir aos locais turísticos
bolsa de água tipo mochila
joelheiras
bota de chuva
capas de chuva
luvas de chuva
intercomunicador
GPS TOM TOM
aquecedor de manetes
moeda do pais
tanque reserva de combustível
veja spray para as viseiras e um pano macio
ARRUMAÇÃO DA MOTO
Embaixo do banco coloquei coisas para emergências mecânicas por serem mais pesados: bateria auxiliar de partida, carregador de bateria, ferramentas, lacres, etc
Na mochila impermeável ficaram as roupas sujas no fundo e na parte de cima as limpas para facilitar nos hotéis.
No Topcase coloquei coisas para usar no percurso, como comidas, maquinas filmadoras, fios diversos, roupas de chuva, panos, veja, lembranças que ia comprando e demais coisas pequenas para facilitar o acesso.
SOBRE O TQ RESERVA DE COMBUSTÍVEL
Instalei com bomba elétrica e filtro de combustível. O tanque tinha 5l de capacidade. Na viagem não utilizei a bomba elétrica pois o vácuo do tanque principal puxava a gasolina do reserva automaticamente. Não fiquei em nenhum momento próximo de ficar sem combustível, pois esse tanque deu uma autonomia de mais 130 km. O problema é que começou a causar vácuo no tanque principal, pois a velocidade de transferência de combustível era lenta e por duas vezes a T-Max começou a engasgar por falta de forca da bomba de combustivel para vencer o vácuo do tanque. Era só parar a moto e abrir a tampa do tanque que o problema cessava.
DICAS GERAIS
ADUANAS:
VAI PASSAR NA PRONTEIRA DE FOZ COM A ARGENTINA (SO APRESENTEI O DOC DA MOTO E PASSAPORTE...NADA MAIS FOI PEDIDO.
FRONTEIRA DA ARGENTINA COM O CHILE (PASO JAMA): MESMA DOCUMENTAÇÃO...
ACONSELHO A PERNOITAR EM PURMAMARCA ANTES DE SUBIR A CORDILHEIRA, POIS ALI JÁ E O PE DA CORDILHEIRA. ABORTAMOS O PERNOITE EM SUSQUES, POIS NÃO HAVIA VARIEDADE DE HOTEL. SUSQUES E UM FAROESTE DA PORRA...
E BOM PROVIDENCIAR TQ RESERVA, POIS UTILIZEI MUITO E DEU MAIS SEGURANÇA NA VIAGEM.
PARE A CADA 150 KM. SE HOUVER POSTO DE COMB UM POUCO ANTES ABASTEÇA SEMPRE. NÃO ENCONTRAMOS DIFICULDADES DE ENCONTRAR POSTO DE COMB NO CAMINHO.
O CLIMA MUDA COM MUITA RAPIDEZ NA ARGENTINA. NO FINAL DA TARDE SEMPRE APARECEU TEMPESTADE DEVIDO AO CALOR INTENSO.
TEMPESTADE DE AREIA E GRANIZO E NORMAL LA...
MEU GPS SE PERDEU DUAS VEZES...UMA NA IDA E OUTRA NA VOLTA. E BOM LEVAR APLICATIVO NO CELULAR COM MAPA OFF LINE POR PRECAUÇÃO. NA RUTA 16 NO RETORNO O GPS QUERIA SAIR DA ESTRADA E PEGAR UMA SECUNDÁRIA. NÃO ACREDITE TOTALMENTE NO GPS RACIOCINE PARA NÃO SE PERDER A TOA. NESSE CASO DA RUTA 16 NO RETORNO ERA SO CONTINUAR...VAPORIZEI PRO GPS NESSE MOMENTO.
SOAPEX, CARTA VERDE PID...NÃO NOS PEDIRAM NADA DISSO. NÃO FOMOS PARADOS NENHUMA VEZ POR GUARDAS NEM NO CHILE NEM NA ARGENTINA.
A ESTRADA NÃO POSSUI RADARES NA ARGENTINA NEM NO CHILE, PORÉM NAS PASSAGENS PELA FISCALIZAÇÃO PASSE BEM DEVAGAR E COMPRIMENTE OS CARAS...CORDIALIDADE. E BOM PENDURAR UMA BANDEIRA NA MOTO PARA SABEREM QUE VC E TURISTA.
SIGA SEU PLANEJAMENTO SEMPRE...A KM QUE VC NÃO RODOU VAIS PAGAR NO DIA SEGUINTE.
SO MUDEI O PERNOITE EM SUSQUES PQ TIVE RECEIO DE NÃO HAVER VAGA, POIS SO ENCONTRAMOS 1 HOTEL LÁ.
RESISTENCIA E UM OTIMO LUGAR PARA PERNOITE, POIS TEM HOTEIS E POSTOS DE COMBUSTIVEIS NA BEIRA DA ESTRADA.
CORRIENTES E UMA CIDADE GRANDE E OS PREÇOS SÃO BEM MAIS ALTOS QUE RESISTENCIA
GENERAL GUEMES TB E OTIMO LUGAR DE PERNOITE.
OS COMBUSTIVEIS DA ARGENTINA E CHILE NÃO INFLUENCIARAM NO CONSUMO DA MOTO (MITO).
A CORDILHEIRA E MUITO FRIO, NÃO RECOMENTO PASSAR NO FINAL DA TARDE, POIS SE DER ALGO ERRADO FICARA EM SITUAÇÃO DIFICIL.
PASSE SEMPRE PELA CORDILHEIRA DE MANHÃ (TB E FRIO)
UTILIZE LUVAS AQUECIDAS E AQUECIMENTO DE PUNHO DA MOTO...ATRAVESSEI A COORDILHEIRA COM UM CASACO DE FRIO (COMPREI NA DECATHLON E SUPORTAVA ATE -15 GRAUS) POR CIMA E DUAS SEGUNDAS PELES NAS PERNAS E NO TORAX E NÃO FIQUEI COM FRIO, PORÉM AS MÃOS CONGELARAM MESMO COM AQUECIMENTO DAS MANETES, PQ AQUECE A PALMA DA MÃO E A PARTE DE CIMA DAS MÃOS CONGELA...TIVE QUE BAIXAR A VELOCIDADE PARA 70KM/H PARA NÃO CONGELAR AS MÃOS.A TEMPERATURA NA CORDILHEIRA FOI DE -8...COM A VELOCIDADE A SENSAÇÃO ERA DE -15 GRAUS.
A COLUNA VAI DOER NOS TRÊS PRIMEIROS DIAS.
LEVE UMA BOA ROUPA DE CHUVA. VAI PASSAR POR MUITAS.
LEVE UMA BATERIA PORTATIL PARA DAR PARTIDA NA MOTO CASO SEJA NECESSÁRIO...TEM VÁRIAS NO MERCADO LIVRE CUSTANDO EM TORNO DE 300 REAIS.
COLOQUE UMA BATERIA NOVA PARA VIAJAR E PNEUS NOVOS NA VESPERA DA VIAGEM...NÃO FIQUE NA DUVIDA SE OS PNEUS USADOS VÃO AGUENTAR.
CORREIA, CORRENTE OU OUTRO ACESSÓRIO QUE FAZ A MOTO ANDAR DEVEM SER TROCADOS UMA SEMANA ANTES PARA TESTAR...NÃO NEGLIGENCIE A MANUTENÇÃO.
COLOQUE UM ÓLEO PARA 10MIL KM, POIS NÃO TERÁ Q TROCAR NA VIAGEM.
NÃO VIAJE COM QQ PESSOA, POIS DEPOIS DE UNS 3 DIAS VC PODE NÃO AGUENTAR A CHATISSE DA PESSOA E PODERÁ ESTRAGAR SUA VIAGEM.
SE FOR COM UM AMIGO COMPRE INTERCOMUNICADOR DE CAPACETES (A BATERIA DURA UM DIA INTEIRO), A COMUNICAÇÃO E INDISPENSÁVEL...NÃO VA SEM ESSE ACESSÓRIO.
LEVE UM VEJA SPRAY E UM PANO MACIO PRA LIMPAR AS VISEIRAS, POIS SUJA MUITO.
NÃO DEIXE PRA TROCAR DINHEIRO NO PAÍS DE DESTINO, POIS MUITOS LUGARES NÃO ACEITAM CARTÕES. VIAJE COM A MOEDA DO PAÍS EM MÃOS. TROQUEI 3 MIL REAIS EM PESOS ARGENTINOS E MAIS 3MIL EM PESOS CHILENOS. VC VAI GASTAR MAIS GRANA NA ARGENTINA. NO RETORNO TROQUEI NO ATACAMA OS PESOS CHILENOS EM ARGENTINOS, POIS SOBROU GRANA.
MUITO CUIDADO COM ANIMAIS NO PERCURSO. UM ANIMAL PASSOU BEM NA FRENTE DO MEU AMIGO ATRAVESSANDO A ESTRADA NÃO SENDO POSSÍVEL VER ANTES PELO DESNIVEL DA ESTRADA COM O CAMPO EM VOLTA. AS LHAMAS ATRAVESSAM DEVAGAR, MAS TEM OUTROS ANIMAIS DO MESMO TAMANHO QUE SÃO NERVOSOS PRA ATRAVESSAR.
NÃO ACONSELHO IR AOS PONTOS TURÍSTICOS DE MOTO, POIS E MUITO FRIO PELA MANHÃ E UNS 50 GRAUS DEPOIS DAS 11 DA MANHÃ. VEJO QUE E UM MOMENTO DE LAZER E RELAX, COISA Q DE MOTO VC NÃO VAI RELAXAR. DEIXE A MOTO DESCANSANDO E VAI PASSEAR. ELES TEM UMA INFRA MUITO BOA PARA ATENDER OS TURISTAS COM APOIO DE CAFÉ DA MANHÃ NO LOCAL.
GASTAMOS 600 REAIS APENAS COM DOIS DIAS INTEIROS DE PASSEIO, RETORNANDO AO HOTEL AS 9 DA NOITE E SAINDO AS 4.
LEVE PROTETOR PARA OS LABIOS (PROTETOR SOLAR E ALGO PARA HIDRATAR OS LABIOS DURANTE O DIA E NOITE, POIS O DESERTO CASTIGA. MEUS LÁBIOS ARREBENTARAM GERAL E DEMORA QSE 2 SEMANAS PRA CICATRIZAR.
VALOR DOS PASSEIOS
Como disse deixe a moto descansando e va aos passeios com as empresas. O passeio dura o dia inteiro e vc chega exausto as 9 da noite.Vc sai bem cedo tb.Abaixo coloquei a nota do passeio q fizemos. dois dias intensos...Não visitamos tudo, mas aonde fomos foi muito legal.

Muito bem descrita a preparação e da viajem, vale perfeitamente como manual a ser seguido por quem estiver com intenção de fazer essa ou outra aventura do gênero. Eu também sou proprietário duma Tmax 2015, e me surpreendeu a referência ao consumo ( de 26 /27 km /litro) pois a minha mesmo em velocidade moderada como 110 p/h não passa de 20 km/l .
Saudações e continue assim que movimento é vida.