Instalação de rizer, guidão novo, suporte para celular e baú de alumínio
- Luiz Afonso Henriques
- 28 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Rizer e guidom
A T-Max 530, assim como as demais Scooters, com algumas exceções possui o guidom carenado, o que dificulta a instalação de alguns acessórios. Como podem ver em outras matérias nesse blog customizei o painel superior da minha algumas vezes para conseguir instalar os acessórios que gosto. Eu já sabia que existia o RIZER para T-Max em outros países, mas no Brasil não tem essa oferta. Resolvi importar a peça e quando mandei instalar o guidom original da T-Max além de não encaixar corretamente no RIZER (guidom mais fino) o guidom original não tem acabamento adequado para ficar exposto, visto que possui umas pontas para prender as carenagens originais. A solução encontrada foi substituir o mesmo por um guidom da marca Rizoma que encaixou perfeitamente na minha T-Max. Abaixo coloquei a foto de como ficou o serviço. Quem quiser instalar posso passar o link do Rizer. Quanto ao guidom você pode colocar qualquer um que não seja muito largo. Adaptei juntamente com o suporte uma antena corta linhas de pipas.

Suporte de celular
Quanto ao suporte de cel eu já experimentei vários tipos e em pouco tempo ficavam emperrados quebravam com facilidade e alguns eu mesmo fiz com capas duras do meu modelo de celular.
A melhor solução foi o mesmo suporte que usam nas BMW que a meu ver tem uma ótima qualidade, o preço é bom e tem ótimo acabamento, além de possuir 2 saídas USB (ver foto abaixo).

Novo baú de alumínio
Quando comprei a minha T-Max precisava de um bom baú para viagens. Pesquisei bastante e encontrei na época um baú da SHAD que já acompanhava um suporte que encaixava na T-Max. O Baú possui 50l de capacidade e me acompanhou em diversas viagens que fiz, inclusive na viagem ao Deserto do Atacama. Acontece que recentemente fui a praia com esse baú conectado na T-Max e na minha ausência, uns vagabundos tentaram arrancar o mesmo para roubar meus pertences. O resultado foi o pior possível porque não conseguiram arrancar o referido baú, mas danificaram a sua estrutura de encaixe no suporte (rachou) inutilizando o mesmo para viagens, pois a possibilidade de soltar na estrada ficou visivelmente abalada. O resultado final foi adquirir outro baú mais resistente que proporcionasse segurança e espaço para viagens. Encontrei na internet um baú de alumínio de capacidade para 65l. O anúncio dizia que era ideal para Triumph Tiger (800/1200), mas o baú acompanhava um suporte universal. Como a minha T-Max já possuía um suporte bem resistente resolvi adquirir o baú e encaixei o suporte do baú novo no existente apenas adaptando os furos, serviço que eu mesmo fiz em casa. Ficou perfeito e bem seguro. A largura não passa da dimensão do guidom, ficando dentro das normas do DETRAN (ver foto abaixo). Retirei os decalques de recordações de viagens do baú antigo e recoloquei no novo. Gostei muito do resultado final. Já testei em pequenos percursos de 200km e no trânsito urbano do RJ e não senti nenhuma diferença na pilotagem. Passa nos corredores numa boa. O baú tem um bom espaço e uma bolsa interna, mas não tem forro interno. O fabricante garante que é impermeável. Ainda não testei em chuva intensa.

Pneus
Quando comprei a T-Max a oferta de pneus era bem escassa. Experimentei o “DIABLO SCOOTER” da Pirelli, o da Michellin. Atualmente a variedade de pneus aumentou bastante. Eu gostaria muito de um pneu misto por possuir melhor tração em estradas off-road e praias. Encontrei um pneu da Pirelli “Pirelli 160/60r-15 Tl 67h Scorpion Rally” que além de deixar o visual da scooter bem legal atendeu as minhas necessidades. Já rodei 4mil km com esse pneu na traseira e estou gostando muito do produto. Quando novo tinha um pequeno ruído ao rodar em velocidades altas (acima de 110km/h), mas com o tempo o ruído minimizou bastante e também acostumei com o pneu.
Quem roda alguns trechos off-road ou gosta de viajar tá ai a dica de um pneu que julgo muito bom.

Comments