top of page

Passeio a São Lourenço solo 6 de setembro 21

  • Foto do escritor: Luiz Afonso Henriques
    Luiz Afonso Henriques
  • 9 de out. de 2021
  • 3 min de leitura

Fazia um tempinho que eu não viajava de T-Max. Considero importante treinar em viagem para manter o adestramento. Saí pela manhã de 6 de setembro, retornando noturno no mesmo dia. Na véspera da viagem coloquei um pino protetor do birro da roda dianteira, pois havia sumido. Calibrei os pneus e fiz uma inspeção visual na scooter.


ree

Instalei novo baú de alumínio, visto que o baú da SHAD foi vandalizado em um estacionamento na praia. tentaram arrancar o baú com meus pertences, mas não conseguiram. A consequência foi um dano irreparável na estrutura do baú que prende no bagageiro da TMax. O novo baú de alumínio parece ser bem mais robusto. Logo abaixo coloquei as fotos do baú da SHAD e do novo baú de alumínio.


ree

ree

Continuando o assunto, não percebi que ao colocar o novo birro, o mesmo possuía um ressalto no seu interior, causando um pequeno vazamento de ar do pneu dianteiro praticamente imperceptível, mas perigoso... No retorno da viagem a São Lourenço, já escurecendo, na descida da serra da Mantiqueira senti o guidom da TMax endurecer, dificultando de aplicar contra esterço nas curvas. Cheguei a descer alguns quilômetros tentando arrumar um lugar no acostamento para verificar o que estava acontecendo. Ao parar, já noturno, verifiquei que o pneu dianteiro estava com 10 PSI (levo sempre reparador de pneus tipo macarrão, bateria auxiliar, medidor digital de pressão de pneus e bomba de ar 12v). Fiz uma inspeção visual e não encontrei nenhum objeto perfurante no referido pneu. Lembrei que havia colocado novo birro. Enchi o pneu e calibrei com a pressão prevista (33 PSI) e conferi o pneu traseiro que estava sem alteração. Prossegui a viagem pensando em parar em algum posto na Dutra para checar a pressão novamente e ao checar estava tudo normal. E bom saber o comportamento do veículo com pneu vazio. Mais uma experiência adquirida, pois nunca aconteceu problema com pneu em viagens comigo na TMax. Com essa pane resolvi adquirir um TPMS para ter certeza da calibragem dos pneus em qualquer circunstancia pilotando a scooter proporcionando mais segurança na condução. Preferi um modelo que indicasse além da pressão de pneus, a voltagem da bateria, pois considero outro item de segurança em viagens. Logo abaixo coloquei a foto do modelo que adquiri na China.


ree

Recentemente adquiri também na CHINA uma bolsa lateral para guardar pequenas coisas:


ree

Para ajudar na navegação coloquei um suporte para celular utilizado nas BMW, adaptado especialmente pata TMAX, onde ficou perfeito no painel. O suporte possui 2 carregadores USB 3.0:


ree

No vídeo do passeio houve uma interdição na estrada por conta de uma queimada no local, obrigando-me a fazer um trecho off-road. O pneu misto instalado na traseira da TMAX valeu cada centavo que paguei, pois evitou que eu ficasse encalhado em uma subida com areia fofa no off-road e durante alguns trechos do percurso. Scooter não é para esse tipo de pavimento, porém há situações que precisamos utilizar trechos de estrada nessa situação. A suspensão da TMAX trabalha muito bem no off-road dentro dos limites da segurança. O pneu e esse ai abaixo:


ree

Para finalizar reparei que o assento da TMax estava começando a incomodar, pois a espuma já estava desgastada pelo tempo, então resolvi fazer uma reforma no assento, acrescentando mais conforto e personalização. Resolvi fazer o serviço na ERÊ Bancos, situado no RJ. Gostei da forma de trabalhar da empresa, visto que a personalização do banco envolve o peso e altura do condutor e carona, proporcionando um conforto gratificante em viagens. A foto do novo assento está abaixo:


ree

ree

Mandei fazer também o encosto de baú que ficou muito bom. O protetor de punhos eu ganhei de cortesia. Abaixo coloquei a foto com o banco original:


ree

Para finalizar o relato da pequena viagem, coloquei um vídeo com as melhores partes:


Espero que a leitura tenha ficado agradável...

 
 
 

Comentarios


© 2015 por DIÁRIO DE UM NOVO MOTOCICLISTA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page